Hunter: The Vigil – Visão Geral

Hunter logo

hunter-cover

Muitas coisas se escondem na escuridão. Desde o início dos tempos, muitas coisas se alimentam, manipulam e se aproveitam da raça humana. De alguma forma, uma dessas coisas chegou até você e mudou a sua vida, e depois de considerar todas as opções, incluindo não fazer nada, você concluiu que não há como escapar e a única opção é lutar. Neste momento uma vela se acende na escuridão: bem vindo à vigília.

Hunter: the Vigil é um jogo sobre essas pessoas que descobrem que monstros existem e resolvem fazer algo a respeito. Claro que sozinho é impossível lutar contra a escuridão, então, esses malucos se juntam e formam uma célula. Logo se aprende que a humanidade é frágil e forte ao mesmo tempo, e que sua vida depende do seu companheiro assim como a dele depende de você. Compare com outras linhas do mundo das trevas: vampiros são manipuladores e usurpadores, logo, seus grupos – coteries -, são marcados por competições e traições. Magos também se unem por conveniência e lobisomens são sociais por natureza, com suas matilhas apresentando laços profundos. Muito embora sozinho um uratha ainda seja uma máquina de matar, o caçador pode contar com seus amigos.

Sim, em Hunter o personagem é um humano comum, porém determinado. Ele ainda tem que trabalhar (ou arrumar recursos para se sustentar de alguma forma) e cuidar de sua família, mas, conforme ele vai se dedicando à sua vigília, pode ser que ele chame a atenção de uma organização que resolva contratá-lo para fazer aquilo que ele faz melhor: matar monstros. É ai que entra o conceito de Tiers (camada ou nível). O mestre decide se a campanha será de Tier 1, 2 ou 3.

O Tier 1 tem uma abrangência local e os jogadores tem apenas recursos mundanos, geralmente limitados, tendo que lidar com ameaças menores. O Tier 2 tem um alcance maior e seu personagem pode pertencer a uma organização que tenha mais recursos para serem utilizados na vigília, além de algum conhecimento sobre as criaturas que habitam a noite e como caçá-las. Já os jogos no Tier 3 podem ter alcance global e seu personagem passa a pertencer a uma organização que não só tem recursos mundanos consideráveis, mas também tem acesso à alta tecnologia, objetos mágicos e quem sabe o que mais que, afinal, nada melhor que o sobrenatural para destruir o sobrenatural. Nem preciso falar que quanto maior o Tier, mais elaborados e mortais são os adversários.

Se o jogo for de Tier 2 o jogador pode pertencer a um Compacto e se for de Tier 3 ele pode pertencer a uma Conspiração. Ambos são organizações com amplos recursos financeiros e contatos, mas as conspirações tem acesso à recursos sobrenaturais ou alta tecnologia para disponibilizar aos seus agentes. Esses recursos são comprados na forma de Vantagens e são chamados Endowments.

Compactos

Abadia de Ashwood.

Imagine um grupo de ricaços entediados que resolve se divertir caçando, mas em vez de safaris, resolve perseguir as criaturas da noite. Afinal, quem vai sentir falta de alguns monstros? É de longe o meu compacto favorito.

Ashwood Abbey

The Long Night

São cristãos protestantes fundamentalistas e fanáticos que resolvem ir atrás dos filhos do demônio para se tornarem merecedores do paraíso.The Long Night

The Loyalists of Thule

Formam uma sociedade secreta de estudiosos que busca entender os monstros para equipar outras pessoas para combatê-los, sempre discretamente e nunca revelando sua verdadeira identidade.

Loyalist of Thule

Network Zero

Os monstros existem e eu tenho que levar isso ao público! Com uma câmera na mão e um computador, eles buscam expôr os horrores da noite, trocando informações com outros que acreditam neles. Esse compacto forma uma rede que transmite pela internet e em frequências “secretas”.

network 0

Null Mysteriis

Uma sociedade científica multiprofissional que estuda os fenômenos e os seres sobrenaturais à luz da ciência moderna. Se paga uma anuidade e há até uma revista científica onde são publicados os resultados e descobertas.

Null Mysterious

The Union

Um verdadeiro sindicato de caçadores. Como uma união trabalhista, eles trocam experiências, recursos e se juntam quando necessário. Também dão suporte para as viúvas e órfãos dos caçadores em caso de morte ou invalidez permanente.

the union

Conspirações

Pertencer a uma conspiração significa ter acesso a certas Vantagens que representam recursos especiais. É preciso ter Status 1 ou mais na conspiração para comprar essa Vantagem que é chamada de Endowment.

Aegis Kai Doru

Durante milhares de anos essa sociedade secreta reuniu armas mágicas conhecidas como relíquias para lutar contra os seres da noite. Eles selecionam com muito cuidado seus agentes, que geralmente pertencem a longas linhagens de caçadores, e os que mais se destacam recebem uma ou mais relíquias para ajudar em sua vigília.

Endowment: Relics. Sua pontuação dá acesso a um certo número de relíquias. Se o personagem tem Relics 3 ele pode ter uma relíquia nível 3, ou uma de nível 2 e uma de nível 1, ou até 3 de nível 1.

AegisKD

Ascending Ones

Surgidos no Egito antigo essa seita produz elixires arcanos para combater os monstros. O personagem é capaz de produzir esses elixires em um laboratório alquímico, conhecendo um número igual a seu Status + Elixir (podendo ser comprados com xp).

Endowment: Elixir. Seu nível em Elixir serve na rolagem de Vigor + Elixir necessária para ativar a poção, uma vez que muitas delas são venenos potentes.Ascended Ones

The Cheiron Group

Essa indústria farmacêutica aprendeu que criaturas sobrenaturais são excelentes fontes de materiais promissores na pesquisa biomédica. No entanto, monstros são mais difíceis de capturar do que uma planta da amazônia e, por isso, resolveu equipar seus agentes com suas melhores armas: as partes dos próprios monstros.

Endowment: Taumatechnology. Imagine uma pessoa que passou por uma cirurgia que substituiu seus olhos por outros de um ser estranho e agora ela é capaz de ver auras. Pois é, cirurgias macabras que implantam partes de monstros no corpo do caçador. Funciona como as Relics.

cheiron group

The Lucifuge

Sabe como é, de vez em quando o diabo em pessoa “corteja” uma mortal e gera um filho ou filha. Essa costuma ser uma pessoa excepcional com tendência a fazer um grande mal. Esse filho, por sua vez, tem sua prole e a cada sete gerações esse descendente nasce com a marca de lúcifer. Durante a Idade Média uma mulher de origem nobre contratou genealogistas para procurar esses herdeiros do capeta e

agentes para recrutá-los. Quando um agente encontrava seu alvo ele lhe oferecia a escolha de lutar contra sua natureza nefasta e se opôr ao inferno e suas forças. Aqueles que aceitavam se juntavam à organização enquanto os que se opunham eram mortos ali mesmo. Hoje, essa mesma mulher, conhecida apenas como Lucifuge ainda recruta os filhos da sétima geração e comanda a organização de sua sede em Milão.

Endowment: Castigation. Cada ponto em Castigation é um poder que pode ser usado pelo personagem. Entre esses poderes temos fogo do inferno, familiares, convocar demônios, etc.

TheLucifuge

Malleus Maleficarum

A Santa Inquisição não acabou, apenas mudou de enfoque e passou a queimar monstros de verdade. Essa conspiração continua ligada à Igreja Católica com o nome de Congregação para a Doutrina da Fé e seu braço armado é o Malleus Maleficarum. O agente do Malleus é um homem de extrema fé em sua missão e em seu Deus. Essa fé permite que o sujeito realize verdadeiros milagres.

Endowment: Benediction. Rituais católicos que permitem ao personagem realizar pequenos milagres com o poder da fé. Cada ponto entra na rolagem de Atributo + Benediction necessária para ativar o efeito desejado. O personagem pode conhecer inicialmente um ritual por ponto na Vantagem e depois comprar outros rituais com xp.

Malleus Malificarum

Task Force: Valkirie

O governo americano possui uma agência secreta com a missão de proteger seu povo contra as ameaças sobrenaturais. Seus agentes são contratados entre a elite das forças armadas, FBI, CIA e etc. Eles possuem acesso a mais moderna tecnologia bélica.

Endowment: Advanced Armory. Funciona como as Relics. Incluem balas radioativas que ferem fantasmas, granada solar, etc.

Task Force Valkyrie

Sistemas Especiais

Força de Vontade

Muito do que difere um caçador de uma pessoa comum é a sua determinação. Os caçadores tem a opção de uma vez por cena apostar um ponto de FV. Há certos critérios, mas ao apostar o personagem pode escolher entre um de 3 efeitos: ganhar 3 dados na rolagem, ter explosão do 9 ou conseguir um sucesso crítico com 3 sucessos ao invés de 5. Se a rolagem for bem sucedida ele não só deixa de perder o ponto apostado como ganha um outro ponto de FV. Se a rolagem fracassar ela é considerada uma falha crítica.

Moralidade

Como seres humanos normais os caçadores utilizam a moralidade. Logo, se seu personagem mata, queima e destrói com frequência, não espere que ela seja muito alta. Por outro lado, o jogo oferece algumas opções que devem ser discutidas com o Narrador:

1- Quem se importa?

2- Como os humanos normais, atos de sacrifício pelo bem comum podem lhe render um ponto de moralidade grátis.

Vantagens

Hunter: the Vigil tem umas Vantagens bem legais. Destaque para os Endowments, Favorite Weapon, Safehouse (algo como Refúgio, onde os pontos são divididos em Tamanho, Cache, Secrecy e Traps) e, por último, mas não menos importante: Professional Training. Este último é imperdível, pois ao determinar o quão bom o personagem é em sua profissão mundana cada ponto dá uma série de benefícios como Contatos, Especializações mais baratas e até Ação de Rotina para algumas Habilidades, no nível 5.

Tactics

As Tactics (Táticas, em tradução livre e um tanto quanto óbvia) dão muita identidade ao jogo. Imagine que sua célula está caçando um vampiro. Em vez de um confronto direto sua célula treinou uma manobra onde alguns cercam o bicho com objetos pontudos e compridos enquanto um outro lança um coquetel molotov na criatura que é impedida de fugir pelas lanças! Como essa, existem várias táticas no livro. O grupo compra a Tática com xp. Um dos personagens é o agente principal e os outros dão apoio. Funciona como trabalho em grupo. O pessoal do apoio faz um rolamento e seus sucessos acrescentam dados ao rolamento principal.

Xp de Caçada

Dependendo das ações do grupo o mestre concede além dos xps individuais um tipo especial de xp chamado Practical Experience. Esses pontos de experiência ficam em uma reserva e pertencem ao grupo todo, que decide como ele vai ser aplicado. Pode ser usado para comprar Habilidades, Tactics e Vantagens para qualquer um dos personagens, embora todos devam concordar.

Suplementos

Existem vários suplementos, todos em inglês. Muitos desses livros foram criados em função das criaturas caçadas pelos hunters, que em geral são as criaturas do WoD descrito em outros livros, como Vampiro: o Réquiem e Mago: o Despertar, mas adaptadas para a visão dos hunters e que não necesariamente seguem a mesma mecânica.

Compacts & Conspiraces

Este livro de apenas 84 páginas expande os compactos e Conspirações do livro básico com novos conceitos, endowments e regras opcionais. Este suplemento acrescenta facções dentro de cada organização (onde o jogador ganha uma Especialização grátis ao entrar) e cria Endowments para os Compactos. Sim, agora a Abadia de Ashwood, Network Zero e os outros possuem Endowments, embora não sobrenaturais ou mega tecnológicos como os Endowments das Conspirações.

O Endowment da abadia de Ashwood, por exemplo, chama-se Bacanal e trata-se de uma mega festa oferecida pelo portador da Vantagem uma vez por história, onde ele faz contatos e conexões, tendo acesso a mais Recursos (bônus) em suas caçadas.

compacts _ conspiraces

Night Stalkers

Aborda a caçada das criaturas que bebem sangue, nossos queridos vampiros. Sempre do ponto de vista dos hunters, este livro mostra como as organizaçoes de caçadores abordam esse problema. O Night Stalkers traz muitas idéias de aventuras, novos Endowments e novas Táticas. O livro apresenta regras para incluir vampiros na história e dispensa o mestre e os jogadores de possuir Vampiro: O Réquiem (embora o mestre possa se sentir a vontade para usar o Réquiem se preferir).

Mais ainda, esse suplemento apresenta novos Compactos e uma nova Conspiração, são eles:  Barret Commission (Compacto), Maiden’s Blood SisterHood (Compacto), Night Watch (Compacto) e The Cainite Heresy (Conspiração; possuem o Endowment “Rites of Denial”)

night stalkers

Witch Finders

Witch Finders aborda a complicada caçada aos usuarios de magia. O livro traz novas Táticas, ganchos para histórias, Endowments e um sistema de magia alternativo àquele apresentado em Mago: O Despertar, que não é necessário para se usar os magos como antagonistas.

Os Compactos e Conspirações apresentados são: Division Six (Compacto), Keepers of the Source (Compacto), The Promethean Brotherhood (Compacto) e Knights of Saint George (Conspiração, cujo Endowment chama-se Goetic Gospels)

wich finders

Spirit Slayers

Se magos e vampiros são pouco para você, que tal espíritos e lobisomens? Pois é justamente disso que trata esse livro. Spirit Slayers traz uma mecânica adaptada para hunter de espíritos e lobisomens de vários tipos, com novas Táticas, Vantagens, idéias para histórias e Endowments.

Os Compactos e Conspirações apresentados são: Bear Lodge (Compacto), Illuminated Brotherhood (Compacto), Talbot Group (Compacto) e Les Mysteres (Conspiração, praticam o Endowment “Rites du Cheval”)

Spirit Slayers

Block by Blood Block

Esse suplemento fininho trata de um só assunto: território. Não é o primeiro lançado nesse sentido, pois outros livros de vampiro e lobisomem também tratam do assunto. Temos regras de como criar um Território, Táticas e Dread Powers que interagem com o lugar e vários “cenários de bolso” adaptáveis a qualquer cidade, como subúrbios, universidade, zona boêmia e outros.

block by blood block

Horror Recognition Guide

Esse livro vem escrito na forma de um diário de caçada onde o autor procura alertar outros caçadores dos perigos da noite que ele já encontrou. É diferente, mas não seria minha primeira escolha de compra. Tem casos bem criativos como “The Cat Lady” e “Thing from the Deep”, entre outros.

HRG

Mortal Remains

Esse é o mais novo livro da linha hunter e trata do que faltava na caçada, como múmias, geists, prometheans, changelings e demônios. O suplemento tem um capítulo para cada um desses monstros e um apêndice que traz as adaptações necessárias para se jogar Hunter: The Vigil com as regras do God Machine Chronicles, embora não seja oficialmente uma segunda edição.

Mortal Remains

Slasher

Resolvi deixar o melhor para o final. Quando eu penso em um monstro assustador não me vem à cabeça uma bruxa comedora de crianças, um vampiro sugador de sangue ou uma fadinha fujona. Eu penso logo nas criaturas que já foram humanas, mas que nào precisaram do sobrenatural para se tornarem monstros. São os assassinos dos filmes de terror, como Leather Face, Hannibal Lecter, Samara e, por que não, o sujeito que passou dos limites em fazer justiça com as próprias mãos. Esse assassinos de filme de terror são chamados coletivamente de Slashers e é justamente disto que este livro trata.

No primeiro capítulo vemos como os hunters caçam os slashers e somos apresentados uma nova conspiração, o Vanguard Serial Crimes Unit (VASCU), e um novo compacto The Hunt Club.

No segundo capítulo são apresentados os slashers. Todo hunter que exagera na caçada corre o risco de se tornar um slasher. Pensando nisso vc também pode criar um personagem slasher! Eles se dividem em 10 tipos que cobrem todo psicopata de filme de terror que você já viu. Existem Vantagens e Táticas de slasher (minha favorita é a “Lobotomize”). Finalmente o terceiro capítulo é dedicado ao narrador dizendo como lidar com slasher antagonistas e jogadores.

slasher

Enfim…

Hunter the vígil é muito foda! Este é um de meus jogos favoritos. Não pense que a falta de poderes sobrenaturais grandiosos diminui o personagem, pois não é assim na prática, já que o Novo Mundo das Trevas é bem equilibrado. É um jogo de soluções criativas, muita determinação e coragem.

Infelizmente a Devir, detentora dos direitos de publicação de WoD no Brasil, não traduziu e provavelmente não vai traduzir essa grande obra do RPG.

HunterSkull

3 comentários em “Hunter: The Vigil – Visão Geral

  1. Excelente jogo, meu preferidos são:

    – The Loyalists of Thule
    – Ascending Ones
    – The Lucifuge

    Curtido por 1 pessoa

    • s3rv3r1n0 disse:

      A minha favorita é a Abadia de Ashwood, a ideia de caçar monstros por prazer numa tentativa de fugir do tédio da um ponto de vista bem diferenciado.
      Considero os Aegis algo particularmente assustador para magos e lobisomens.

      Os luci agora estão com bastante material especialmente se você der uma olhada nos diversos demônios do NWOD, como os decaídos e os visitantes do infernos, suas linhas estão descritas no blog, tambem tem os demonios do abismo, goéticos e os vampiros infernalistas da prole de belial

      Curtir

  2. […] Neste, os antagonistas apresentados serão os Slashers. Se não sabe quem são, podem conferir aqui (rolem até o final do artigo, é o último […]

    Curtir

Deixe um comentário